Notícia Diário Aveiro 26FEV09
http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=5880 A autarquia aderiu ao projecto europeu Lifecycle. Quer pôr os aveirenses a andar de bicicleta, e já se sabe como. Só não se sabe onde
O município de Aveiro aderiu ao Lifecycle, um projecto europeu de saúde pública que pretende potenciar o uso da bicicleta. O objectivo é, de acordo com Miguel Capão Filipe, "reforçar a alteração dos comportamentos dos cidadãos nas suas opções de mobilidade e a percepção da importância da actividade física".
Trata-se de um projecto liderado pela cidade austríaca de Graz, que tem como parceiras as cidades de Bruxelas, Guilford, Cracóvia, Budapeste, Liubliana, Vaduz, Bremen e Aveiro. Tem um custo total de 1,335 milhões de euros para três anos de implementação e, em Aveiro, serão gastos 50 mil euros, inteiramente financiados pela União Europeia. Dinheiro que será gasto em acções de formação e campanhas de sensibilização para o uso da bicicleta como comportamento saudável e integrado no quotidiano, de acordo com o vereador responsável pelos pelouros da Mobilidade e da Saúde.
Para o primeiro ano, as acções são destinadas a públicos específicos, funcionando como projectos-piloto, devendo depois ser alargadas aos restantes munícipes. Estão previstas iniciativas destinadas ao público escolar, seniores, famílias, trabalhadores e universitários.
Feito o anúncio, mantém-se uma dúvida: o estado das vias e as poucas pistas dedicadas existentes acompanham esta esperada mudança de hábitos e comportamentos? Quanto às vias dedicadas ou à forma como as bicicletas vão interagir com o restante trânsito, no entanto, as explicações são pouco claras. "Há certas vias que são complicadas", admite Arminda Soares, do Gabinete de Mobilidade da autarquia. Quanto ao centro da cidade, a técnica defende que deve "haver harmonia entre os carros e as bicicletas" e acredita que "quanto mais bicicletas andarem, mais seguro se torna".
Miguel Capão Filipe defende que o projecto servirá para "o diagnóstico destas dificuldades e sua correcção", e acredita que "faltava a Aveiro um reforço da utilização individual da bicicleta, uma campanha de reforço educacional".
Para algumas vias está prevista a colocação de "grandes cartazes a alertar os automobilistas para limitar a velocidade e prestar atenção aos ciclistas", adianta Arminda Soares, para quem "a ideia de insegurança é, muitas vezes, mais uma percepção do que uma realidade".