(publicado no Diário de Aveiro 20MAR09)
Desde há muito que defendo que se passam nas nossas escolas muitas coisas positivas que nos devem encher de orgulho. Se na escola existir o mais pequeno problema, ele é notícia, e muitas vezes até abre telejornais. É nesta altura que é muito fácil começar a dizer mal dos jornalistas, dos jornais, da televisão, e quase de imediato, do Governo, da oposição, da Europa, da América, e qualquer dia, dos chineses e dos indianos. Enfim, fica lançado o mote para realizar aquela catarse tão portuguesa de dizer mal de tudo e de todos.
É por isso que todos os que sabemos que existem professores dedicados, alunos motivados, políticas exigentes, mas certas, temos obrigação de as tornar públicas, remando assim contra o “tsunami” da contestação pela contestação.
A história que eu vou contar, é da participação no concurso “Na senda de Darwin”. Para comemorar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação do seu livro «A Origem das Espécies» que têm lugar em 2009, o jornal Ciência Hoje lançou, com o apoio do Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica -, um concurso dirigido aos estudantes que em Setembro de 2008 estejam no 10º, 11º e 12º anos das escolas de todo o País.
Como todas as histórias tem protagonistas, que passo a apresentar:
Escola Secundária c/ 3ºciclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Nome da Equipa: Bivalves; Elementos; Pedro José Santos Grilo Diogo, Ricardo Jorge Santos Barros, Frederico Alberto Abreu Carpinteiro. Professora: Maria Conceição Andrade.
Escola Secundária de José Estêvão.
Nome da Equipa: Selecção Racional; Elementos: Mafalda Saraiva Santos, Maria Beatriz Ferreira, Teresa Queirós C Amaral. Professora: Ana Paula Pereira Morgado Lino.
Nome da Equipa: Inaptas; Elementos: Inês Santana de Oliveira; Mariana Costa Cruz Santos; Sara Margarida Leonardo de Oliveira. Professor(a): Ana Paula Pereira Morgado Lino.
Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes
Ílhavo; Nome da Equipa: Especialistas; Elementos: Inês Isabel Silva Pinheiro, Daniel Almeida Matos, João Henrique Picado, Madalena Santos. Professora: Alcina Maria Parracho Mendes.
Escola Secundária Homem Cristo
Aveiro; Nome da Equipa: Fantásticas; Elementos: Marta Crisitina Neves Aguiar,Ana Bárbara Santos Pereira, Maria Gillies Mota: Professora: Graziela Ferreira.
Nome da Equipa: Pimkies. Elementos: Inês Rosa Flores,Tatiana Xavier de Oliveira, Joana de Vasconcelos Vieira. Professora: Rosa Maria Geraldo Braga Correia Dias.
Mas que chato, pensarão alguns, mas porque é que temos que saber o nome de toda esta gente? Isto nunca seria notícia em lado nenhum!
A resposta é simples. Porque estes professores e alunos encontram tempo, energia e motivação para se apresentarem voluntariamente às seguintes 6 provas (apresentadas em seguida) e isso é uma grande notícia:
Prova 1: «Sabe quem foi Charles Darwin?» (Vídeo)
Prova 2: «O que Darwin viu nas Galápagos» (Texto)
Prova 3: «Um dia a bordo do Beagle» (Vídeo)
Prova 4: «Chegada de Darwin a Londres» (Audio)
Prova 5: «Explica-me A Origem das Espécies como se eu fosse muito burro» (Texto)
Prova 6: «Julgamento» de Darwin (Vídeo)
Que eu saiba, nem os professores progrediram na carreira, nem os alunos por este trabalho adicional tiveram melhores notas. Houve certamente muitos outros sectores nas suas vidas onde todos progrediram; no gosto de trabalhar em grupo, na sua formação cultural, na capacidade de encarar um problema e construir um proposta de solução, na alegria de construir uma escola atractiva, etc…
A prova final realizou-se no sábado passado, com pompa e circunstância no Casino da Figueira da Foz, e não é que a nossa região esteve representada na final pela Equipa das “Inaptas” (ele há nomes que enganam muito) da Escola Secundária de José Estêvão. Não ficaram em primeiro lugar mas para mim foi como se tivessem ganho! Ganhou a Escola Viriato de Viseu. Os meus parabéns!
Como se adivinhasse, o presidente da Câmara de Viseu esteve presente, e ganhou.
Quem apoia a cultura e educação ganha sempre.
“Razão, irmã do Amor e da Justiça,
Mais uma vez escuta a minha prece.
É a voz dum coração que te apetece,
Duma alma livre, só a ti submissa”.
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade