(fonte)
Desafio
A exploração de sal é uma actividade muito antiga em Aveiro. "Suis terras in Alauario et Salinas" é a primeira referência conhecida de Aveiro. Data de 959. Desde sempre habituámo-nos à presença na paisagem aveirense de montes de sal acumulado junto às salinas.
Contudo, estes montes têm diminuído ao longo dos anos. No século XV existiam cerca de 500 marinhas na Ria de Aveiro; há cerca de 50 anos, cerca de 270 marinhas produziam sal e no ano de 2006, apenas 8 marinhas estavam em exploração.
Mas o sal de Aveiro é, hoje, “muito mais do que sal”. Além da sua larga utilização na alimentação humana, é a base para outros produtos da cosmética e da higiene corporal - sabão e sais de banho. E poderá ser muito mais…
A 3ª edição da Feira de Sal de Aveiro irá decorrer nos dias 18, 19 e 20 de Julho, das, 10.00 às 19.00 horas, no Largo do Mercado Manuel Firmino.
No sentido de complementar este evento e de sensibilizar as pessoas para a actividade do sal tradicional de Aveiro, que “sal” podem os Amigosd´Avenida colocar na Praça Joaquim Melo de Freitas no sábado? Dê-nos a sua ideia.
Raquel Dora Pinho
Sabia que:
O sal de Aveiro, a par com o salgado de três países, pode estar a um passo de ser reconhecido com a Indicação Geográfica Protegida e Denominação de Origem Protegida.
A Associação de Produtores e Marnotos da Ria de Aveiro tem também em mente um plano para aumentar a produção de sal tradicional para as 10 toneladas por ano.
(Fonte)
Existe a canção “Sal de Aveiro", composta pelo Prof. Severino Vieira, ainda hoje cantada pelos grupos culturais da cidade:
Oh linda ria de Aveiro
De beleza sem igual
Dás à cidade o letreiro
Veneza de Portugal!
Para matar o desgosto
Que ao coração nos traz mágoas
Vamos mirar nosso rosto
No espelho das tuas águas...
SAL DE AVEIRO, SAL DE AVEIRO
DE TODOS O MELHOR SAL!
SAL DE AVEIRO ÉS O PRIMEIRO
O MELHOR DE PORTUGAL!
Nós somos da beira-mar,
Vivemos ao pé da ria
Nela sempre a lutar
Pelo pão de cada dia...
Sal de Aveiro é o produto
Do nosso intenso lidar...
Sal de Aveiro é o fruto
Dos homens da beira-mar!
(Fonte)
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade