População de novo convidada a sair à rua
Público, 29.11.2008
"A festa da diverCIDADE inclui uma tertúlia sobre "as múltiplas vidas" do Porto, no Ateneu Comercial.
O ano passado o lema era "imPORTO-me". Onze cidadãos uniram-se em torno dele para comemorar o 11.º aniversário da elevação do centro histórico do Porto a Património Mundial. Este ano, ainda que os mesmos cidadãos continuem a importar-se com o património, o lema para os 12 anos mudou e passa a ser "diverCIDADE". O objectivo é que continua o mesmo: levar a população para a rua, na noite de 4 de Dezembro.
O ponto de encontro está marcado para as 20h, junto ao Mercado Ferreira Borges (a utilização do espaço ainda não está confirmada). É aí que representantes das comunidades estrangeiras do Porto se vão encontrar com o grupo Cidadãos do Porto - Sociedade Aberta e todos os outros que aceitarem o convite deste colectivo, de que fazem parte, entre outros, o promotor imobiliário Francisco Rocha Antunes ou o arquitecto Alexandre Burmester.
A festa começa com as comunidades estrangeiras porque é em torno delas que se celebra, este ano, o património. "Queremos falar, discutir e reflectir sobre as novas ocupações humanas e sociais do Património da Humanidade. Dos espaços vazios que deixam de o ser, das cidades dentro da cidade que crescem todos os dias", pode ler-se no texto enviado a todos os que queiram "saber mais sobre o que fazer na próxima quinta-feira".
A festa da diverCIDADE segue no Ateneu Comercial, pelas 22h, com uma tertúlia sobre "as múltiplas vidas" do Porto. Às 23h45, a festa salta para a Rua 31 de Janeiro, onde, no n.º 132, será projectado o vídeo Fachada Habitada. O resto passa pela vontade de cada um em sair à rua e dar, à sua maneira, os parabéns à cidade".