Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2010
Quinta-feira, 30 de Dezembro de 2010
O núcleo de Aveiro da PRAVI - Projecto de Apoio a Vítimas Indefesas (Pessoas e Animais) está a viver momentos dramáticos. O "stock" de ração para as dezenas de cães e gatos que tem no abrigo, localizado em Cacia, está a chegar ao fim. (...) Para mais informações, os interessados podem contactar os voluntários pelos seguintes contactos: 913881754, 966089957, afonso.pravicacia.glria02@gmail.com ou svalente@ua.pt.
http://www.diarioaveiro.pt/main.php?srvacr=pages_13&mode=public&template=frontoffice&layout=layout&id_page=9296
Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010
Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2010

O ano de 2010 está terminar. Foi um ano de grande intensidade cívica em Aveiro marcado por alguma controvérsia à volta de decisões municipais sobre diversos projectos para a cidade (Praça Melo Freitas, Ponte Pedonal do Rossio, Jardim do Alboi e Avenida Lourenço Peixinho).
Aproxima-se um novo ano que se deseja igualmente activo do ponto de vista cívico mas num ambiente de maior diálogo entre cidadãos e responsáveis políticos e técnicos, na linha do desejo manifestado pela autarquia na conferência sobre o 'Orçamento Participativo'.
Como estas alturas são propícias a balanços e à definição de novos objectivos, os Amigosd'Avenida vêm por este meio convidar-vos a eleger o acontecimento local do ano e a deixar um desejo cívico para o ano novo. Sugerimos que enviem os vossos contributos para amigosdavenida@gmail.com. Os comentários serão publicados no blogue
http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/ e será dada notícia no FB.
Aproveitamos a oportunidade para vos desejar um bom ano de 2011.
Amigosd'Avenida
http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/ http://www.facebook.com/amigosdavenidahttp://www.facebook.com/Alboicortadoaomeiohttp://www.facebook.com/DarVidaAvenidahttp://www.facebook.com/AveiroCidadeCriativahttp://www.facebook.com/DemocraciaParticipativaemAveirohttp://www.facebook.com/RiadeAveirohttp://www.facebook.com/CidadespelaRetoma (foto: Helder Bandarra,
http://rotasdasartes.blogspot.com/)
Domingo, 26 de Dezembro de 2010
Aveiro em Primeiro é um novo espaço de debate e opinião sobre a cidade de Aveiro.
http://aveiroemprimeiro.blogspot.com/
Valorizar a cerâmica e contar a história da cidade juntam-se em desafio inovador. Concurso está lançado e painéis deverão começar a ser colocados em Junho de 2011.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1742760&seccao=Centro
Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010
Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2010

Feliz Natal
(foto: Cargaleiro, Cidade Vermelha)
Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010

Integrado nas comemorações do 50.º Aniversário do Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, decorrerá no próximo dia 2 de Janeiro de 2011, às 11.00h no Teatro Aveirense o Concerto de Ano Novo pela Orquestra dos Alunos do Conservatório.
Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian
Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010
Why Art and the Creative Class will Never Save Cities
(
http://urbanomnibus.net/2010/12/thomas-sevcik-why-art-and-the-creative-class-will-never-save-cities/)
Thomas SEVCIK desenvolveu numa palestra efectuada recentemente em Miami (
http://vimeo.com/17541511) um interessante argumento a propósito da tão falada e propalada aposta na criatividade e nas cidades criativas. O consultor referiu que o tema se tem prestado a diversas conclusões perigosas e abusivas sobre o real valor da criatividade para a economia urbana e referiu a necessidade de discutir as verdades adquiridas sobre esta matéria.
SEVCIK começa com o argumento de que as indústrias criativas são actualmente avessas à inovação, citando vários estudos [solicitar fonte] que referem que devido ao crónico sub-financiamento quando essas actividades descobrem uma formula de como podem vender um determinado produto (por exemplo um tipo de Web-site ou uma estratégia especial) tendem a reproduzir o mesmo sistema e a vender sempre o mesmo ou da mesma maneira.
O autor refere mesmo que comparando o sector cultural e criativo com os sectores da biotecnologia ou da indústria financeira, estes últimos revelam ser mais criativos.
Por outro lado, SEVCIK censura as queixas dos artistas sobre o crescente aumento das rendas imobiliárias (sobretudo nas grandes cidades), alertando para o facto das 'cidades baratas' serem cidades pouco interessantes do ponto de vista económico o que se tem traduzido, ao longo da história, e segundo o autor, por uma menor atractividade do ponto de vista artístico e cultural.
No entanto, o ponto central da crítica centra-se na forma como a criatividade é vista como a nova alquimia das cidades suportada pelo argumento de que as cidades se tornam vibrantes por uma mera aposta nas artes.
De acordo com alguns estudos [solicitar fonte], o que se passa é exactamente o contrário, isto é as cidades importantes do ponto de vista artístico são as cidades capitais do mundo financeiro.
O autor refere que o uso da arte e da cultura (e das indústrias culturais) como uma mera ferramenta de marketing, ou como uma forma superficial de dar algum protagonismo à cidade, tem sido particularmente inútil e mesmo desvantajoso para as cidades.
Em alternativa SEVCIK recomenda uma aposta na educação, onde existe um potencial relevante de desenvolver a cultura, a criatividade e, em consequência, as cidades. Esta aposta não se traduz, de forma imediata, em resultados visíveis, que os protagonistas políticos tanto desejam, mas é uma metodologia mais 'bottom-up' que tenderá a mudar e a valorizar o 'potencial cultural e social' das cidades.
Os ingredientes tantas vezes pronunciados sobre as qualidades da cidade criativa (FLORIDA) raramente são acompanhados das metodologias (pistas de 'receitas' ou 'fórmulas') para a sua combinação.
Sem estas preocupações metodológicas para suportar um desenvolvimento orgânico da criatividade e inovação, as cidades podem tornar-se 'conchas vazias', aparentemente atractivas mas sem conteúdo.
(tradução livre)
JCM
Na noite de 24 de Dezembro vai estar frio, mas no CUFC, juntos, vai ser como se estivessem em casa!
Inscrições nos SASUA, no CUFC ou por email cufc@ua.pt (
http://www.facebook.com/cufc.ua)
Domingo, 19 de Dezembro de 2010
Rede social brasileira constrói cidade com ideias de usuários (
http://www.cidadecolaborativaconfea.com.br/)
Carrinhos de choque no Rossio (hoje no
http://www.diarioaveiro.pt/).
Sábado, 18 de Dezembro de 2010
No âmbito da Iniciativa para a Competitividade e Emprego o Governo decidiu desenvolver uma apostar na reabilitação urbana e na dinamização do mercado de arrendamento, através das seguintes iniciativas:
a) Dinamizar a criação de áreas de reabilitação urbana, especialmente em zonas de intervenção prioritária, e apoiar o lançamento dessas operações, em colaboração com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses;
b) Articular a reabilitação urbana e a política de cidades, estendendo-se às zonas de regeneração urbana apoiadas pelos fundos do QREN os instrumentos e os benefícios aplicáveis às áreas de reabilitação urbana;
c) Apresentar, até ao final do 1.º trimestre de 2011, uma proposta de lei que simplifique e torne rápidos e eficazes os procedimentos necessários para o senhorio poder obter a entrega do seu imóvel livre e desocupado perante o incumprimento do contrato de arrendamento, garantindo os direitos dos senhorios e salvaguardando de forma adequada os direitos dos arrendatários;
d) Apresentar, até ao final do 1.º trimestre de 2011, uma iniciativa legislativa que i) simplifique os procedimentos de controlo prévio necessários à realização das operações de reabilitação urbana, ii) elimine os obstáculos e os condicionamentos que oneram excessivamente a realização dessas operações e iii) simplifique os mecanismos de determinação do nível de conservação dos edifícios e de classificação de imóveis devolutos;
e) Criar linhas de financiamento à reabilitação urbana, nomeadamente através da constituição i) de um fundo de investimento para reabilitação de imóveis devolutos destinados a arrendamento, ii) de um fundo de participações em operações integradas de reabilitação urbana e iii) de uma linha de crédito destinada a projectos de reabilitação específicos.
Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2010


Tendo em conta o previsível impacto que a nova solução urbanística decerto irá provocar (Parcela 3a - edifício com 15 pisos) não seria interessante que o relatório de plano apresentasse uma imagem da solução em 3D?
JCM
Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010
REVIGRES E ALELUIA EMPENHADAS NO PROJECTO DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM LUGARES PÚBLICOS DA CIDADE.
http://www.terranova.pt/index.php?idNoticia=6982
No seguimento do desafio lançado pelo 'Cidades pela Retoma' recebemos dois interessante contributos para reflexão (que desde já agradecemos!):
Curiosamente, ambos discutem o momento actual em que vivemos (com os seus problemas e contradiçoes) e questionam a pertinência do conceito de 'retoma', sobretudo se isso significar 'um regresso ao estado anterior' ou a 'continuidade de algo interrompido', concluindo pela necessidade de equacionar uma mudança de paradigma.
'Cidades pela Retoma'
A propósito da questão da animação nocturna (e das eventuais consequências que os investimentos previstos poderão ter para o Alboi) vale a pena ler este artigo do Público (
http://jornal.publico.pt/noticia/15-12-2010/um-parque-tematico-nocturno-e-insustentavel-20833016.htm).
O debate continua aqui
http://www.facebook.com/AlboicortadoaomeioJCM
Terça-feira, 14 de Dezembro de 2010
[Governo vai lançar plano nacional]
'O renascer das cidades' (Expresso, 11 Dez)
http://aeiou.expresso.pt/economia

'DIY Streets is a Sustrans project that brings communities together to help them redesign their streets, putting people at their heart and making them safer and more attractive places to live. It's an affordable, community-led alternative to the home zones design concept'.
http://www.sustrans.org.uk/what-we-do/liveable-neighbourhoods/diy-streets(Download the guide here -
http://www.sustrans.org.uk/assets/files/liveable%20neighbourhoods/A%20simple%20guide.pdf)
Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2010
Inaugurou-se no passado sábado a exposição de PRESÉPIOS na Galeria do Edifício da Antiga Capitania / Assembleia Municipal, com a presença de diversos Artesãos autores das peças expostas.
A BARRICA é a promotora do evento que teve a exclusiva colaboração da Câmara Municipal de Aveiro.
O evento estará patente no local até 9 de Janeiro
"Dia 19 de Dezembro de 2010 a RIFF apresenta um encontro de combos com Jam Session a seguir. Terá lugar no Bar da RIFF pelas 15H.
Aparece, vem ouvir música desde Jazz ao Pop Rock. Até Jazz"
http://www.escolariff.biz/
Software Ria, realizado por Tiago Pereira
Sábado, 11 de Dezembro de 2010
Viagens guiadas por marnoto e salineira mostram Aveiro típica (DN)
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1732387
Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2010
[Amigosd'Avenida divulgam todos os eventos que visem reflectir sobre o futuro da cidade e do concelho de Aveiro]
A revisão do PDM de Aveiro em debate hoje às 21:15 no Auditório da Biblioteca Municipal de Aveiro!
A sessão conta com a presença do Prof. Dr. Rosa Pires (Universidade de Aveiro), Arq.º Ricardo Vieira de Melo (NAAV) e Dr.ª Angela Fernandes (APPLA).
(uma iniciativa do grupo de estudos do PSD Aveiro)
Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010
Será que temos sabido tirar partido da nossa Ria de Aveiro? O que podemos fazer para a potenciar e valorizar?
http://www.facebook.com/RiadeAveiro
Terça-feira, 7 de Dezembro de 2010

exposição "Linguagem e Experiência - Obras da Caixa Geral de Depósitos"
inauguração no próximo Sábado, dia 11 de Dezembro no Museu de Aveiro, pelas 16h00

A propósito do concurso da cerâmica artística no espaço público (Aveiro)
'Public Art Chattanooga'
(
http://www.publicartchattanooga.com/PDFs/PAC-MainSt-2009-BRO-4aa.pdf)
Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010
'A propósito da tão ansiada 'Agenda para o Crescimento' talvez valha a pena relembrar as recomendações que o Prof. Ernâni Lopes formulou em 2006 quando sugeriu que os 'agentes económicos, sociais e culturais deveriam ter coragem para reinventar a economia portuguesa e o próprio País' e que essa reinvenção tinha um 'terreno privilegiado' num conjunto de áreas nomeadamente o 'turismo, ambiente, serviços de valor acrescentado e as cidades' (...) [JCM, artigo de opinião em http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/20237.html]
SOFTWARE RIA
Projecto educativo coordenado por Tiago Pereira
Com alunos da EB1 de Oliveirinha, EB1 de São Jacinto, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. Uma produção Teatro Aveirense
Ver vídeo:
http://www.vimeo.com/16889365 MULTIDISCIPLINAR. Sala Principal. 21h30. Bilhetes 2 e 1euros
Pró Memória é um espectáculo que mistura técnicas de documentário com manipulação de áudio e vídeo em tempo real. Coordenado pelo realizador e visualista Tiago Pereira, pretende gerar uma sensibilização pedagógica para o registo documental do fundo cultural de uma região. O projecto incide em particular em tudo aquilo que podemos qualificar como património incorpóreo e imaterial, isto é, a tradição oral, na forma de lendas, contos, práticas rituais e paisagens sonoras. Tem por objectivo a produção de um obra artística híbrida, que trate estes documentos como elementos vivos, dispostos a serem manipulados e utilizados sem nunca perderem referência à sua origem. O resultado será materializado num espectáculo em que todas as amostras recolhidas serão manipuladas e misturadas em tempo real.
http://www.teatroaveirense.pt
Jam Session Acústica (9 de Dezembro (quinta-feira), 21.30), Mercado Manuel Firmino (aberta a todos os alunos que queiram participar)
Audição de Guitarra (9 de Dezembro,18.45) Sala das Artes - OMA
Oficina de Música de Aveiro
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES DO ESPECTÁCULO
oficinademusicadeaveiro@gmail.com
www.oficinademusica.com
[Hoje no Diário de Aveiro]
Gil Moreira e Joaquim Pavão, dos Amigos d'Avenida: "Não se trata de uma causa nossa. É sua, minha, do vizinho, de todos"
Domingo, 5 de Dezembro de 2010

Gil Moreira e Joaquim Pavão fazem amanhã no Diário de Aveiro um balanço dos primeiros dois anos de existência dos Amigosd'Avenida.
A não perder a entrevista!

No próximo Sábado, dia 11 de Dezembro, às 16.00, será inaugurada no Museu de Aveiro a exposição "Linguagem e Experiência - Obras da Caixa Geral de Depósitos". Trata-se de uma itinerância da Culturgest que teve início em Oeiras, seguindo-se o Museu Grão Vasco (Viseu) e que agora estará patente no Museu de Aveiro, de uma forma mais completa.
Sábado, 4 de Dezembro de 2010

Primeiras conclusões da Conferência Cidades pela Retoma (Faro, 3 de Dezembro) disponíveis em
http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/
[os Amigos são para as ocasiões]
campanha de angariação de cobertores e sacos-cama
Fim de semana (Sábado e Domingo): Cozinha Social de Santigo (12:15 – 13:30 e 18:15 – 19:30); Durante semana: Florinhas de Vouga (horário de funcionamento)
para saber mais sobre o problema dos sem abrigo em Aveiro
Cineclube de Aveiro
A 3ª sessão da Mostra de Cinema Português, no dia 6 de Dezembro, em que será exibido o Filme do Desassossego, realizado por João Botelho, terá início às 21:30, com uma palestra dada pelo realizador antes da exibição do filme, que terá início às 22:00.
O Cineclube espera poder contar com a sua presença.
http://www.cineclubedeaveiro.com/index2.htm
Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010
Conferência 'Cidades pela Retoma | Faro'
3 de Dezembro (6ª feira), às 21h30
iniciativa promovida pela associação FARO 1540 (
http://www.faro1540.org/)
Movimento Cívico 'Cidades pela Retoma'
http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/http://www.facebook.com/CidadespelaRetoma

No próximo dia 7 de Dezembro, pelas 10h00m (Sala 28.02.16), vai decorrer uma Aula Aberta da Unidade Curricular de Espaço Público Urbano do Mestrado em PRU (
http://planeamentoregionaleurbano.blogs.sapo.pt/) que terá como orador convidado o Prof. Dr. Carlos Dias Coelho (Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa) e que irá falar sobre 'A PRAÇA EM PORTUGAL' (
http://www.dgotdu.pt/detail.aspx?channelID=85E8AD30-00F8-417E-9F12-EEBFAFE6A5B4&contentId=DCE464A4-B276-4E92-8161-C617DA0A3E2E)
A inscrição é obrigatória e deverá ser feita para o email: fredericomsa@ua.pt
JCM

É uma excelente notícia. Reflectindo sobre os espaço públicos da cidade [seria intressante conhecer quais são os seleccionados] a iniciativa irá permitir o envolvimento de artistas locais [nacionais e internacionais?] e da indústria cerâmica que, segundo a notícia, se dispõe a fornecer material para as obras seleccionadas.
Trata-se assim de uma oportunidade de ligar o território, a arte e a indústria, numa perpectiva contemporânea, um esforço de valorização de uma tradição artística com fortes raízes na região (na linha da notável Bienal de Cerâmica Artística) e, quem sabe, uma oportunidade de contribuir para a internacionalização da cerâmica artística e da cidade de Aveiro.
A autarquia, a Vereação da Cultura e a cidade estão de parabéns!
JCM
Quinta-feira, 2 de Dezembro de 2010

[a gestão (e qualificação) dos passeios na ria]
'Mais de 73 mil passearam de moliceiro este ano'
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Aveiro&Concelho=Aveiro&Option=Interior&content_id=1724913 "Consideramos que não há um congestionamento de embarcações e, por isso, no próximo ano iremos ter, pelo menos, o mesmo número de embarcações. Se verificarmos que há um entupimento, analisaremos a situação e actuaremos de forma a regularizar a circulação" Miguel Fernandes, Vereador CMA, JN.
Não será melhor regular/planear já, antecipando futuros problemas e definindo alguns parâmetros, por ex: n.º máximo de embarcações por operador, n.º máximo de operadores, localização do estacionamento dos autocarros, sugerir novas rotas, mais 'qualficadas'? E que contrapartidas pagam os operadores pelo uso da infra-estrutura? E de que forma as receitas geradas são aplicadas na manutenção da infra-estrutura (por ex. canais urbanos)?
O debate e reflexão em
http://www.facebook.com/RiadeAveiroJCM