'A ssru (Porto) assinalará amanhã, 01 de Abril [dia das mentiras], a passagem de mais um aniversário sobre a impune e irresponsável degradação das cidades portuguesas com centros históricos'. http://ssru.wordpress.com/
A propósito das notícias sobre a Ponte do Rossio, Ponte Parque D. Pedro & Aboi, confesso que me sinto um pouco perplexo com esta política de investimento focada nas obras públicas de betão, em projectos de interesse, oportunidade e pertinência (algo) duvidosa, num momento em que o país atravessa uma grave crise económica! Acho estranho que o poder local não dê o exemplo e reconsidere alguns dos investimentos e prioridades, sobretudo quando os (escassos) recursos talvez devessem ser canalizados para outro tipo de apostas de maior impacto na dinâmica social, cultural ou económica da cidade. Eu percebo que estes assuntos sejam delicados, e talvez incomodem algumas consciências, mas se os cidadãos ficarem calados a assistir ao que se passa depois não se podem queixar... Fala-se muito em pactos de regime a nível nacional, que isso é fundamental para gerir o delicado momento em que nos encontramos. Não seria possível (e desejável) estabelecer a nível local um compromisso entre as diferenças forças políticas (envolvendo tb os cidadãos) e consensualizar um pacto à volta do que devem ser os investimentos chave da autarquia e renegociar apoios para outros investimentos (no fundo, ir ao encontro da filosofia do orçamento participativo e colaborativo que a CMA quer promover)? Deixo a sugestão... JC
O Eng.º Lauro Marques lidera a única candidatura às eleições para a Direcção da ADERAV que hoje se realizam. Uma das preocupações do próximo líder da instituição é o futuro do bairro do Alboi, um dos locais abrangido pelo Parque da Sustentabilidade (Diário de Aveiro). Saúdo a atenção que a nova Direcção da ADERAV manifesta publicamente com o futuro do bairro do Alboi. JCM
Vimos por este meio enviar-lhe um CONVITE para a palestra que Saskia Sassen (investigadora Univ. Columbia - NY, 'mãe' do conceito 'global city') e João Ferrão (antigo responsável pela pasta governativa das cidades) irão proferir sobre o tema 'os movimentos cívicos de cidade num mundo global' no lançamento da rede 'GLOBAL CITY 2.0' (programa final em http://globalcity.blogs.sapo.pt/5876.html). O evento irá realizar-se no próximo dia 18 de ABRIL, segunda-feira, pelas 18h na Livraria 'Ler Devagar' em Lisboa. A confirmação da inscrição deverá ser feita para o email: cidadespelaretoma@gmail.com. Informamos que a sala tem uma lotação máxima de 150 pessoas (mais de 90% já reservada), pelo que se for do seu interesse sugerimos que faça desde já a sua inscrição .
Tendo em cena a peça "Antónia, António", baseada no livro de João Lemos, com dramaturgia de Jaime Gralheiro e encenação de José Júlio Fino, o CETA promove agora uma Palestra sobre Antónia Rodrigues, esta enigmática figura aveirense, no dia 26 de Março, às 17 horas, no seu Teatro de Bolso.
Vai realizar-se no próximo dia 30 de Março de 2011, das 14h30 às 16h30, no auditório do Departamento de Engenharia Mecânica, um Seminário intitulado 'Há Rural no Urbano? - Algumas Manifestações do Campo na Cidade', organizado por Elisabete Figueiredo (SACSJP) e Celeste Eusébio (DEGEI), no âmbito da disciplina de Turismo Rural e de Natureza, do Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo.
Pela natureza dos temas abordados consideramos que a participação de alunos e docentes de outras licenciaturas e mestrados em áreas afins, neste Seminário, se reveste de particular interesse pela possibilidade de contacto e discussão de diferentes perspectivas, áreas e metodologias de investigação.
São oradoras convidadas do Seminário a Doutora Mónica Truninger, do ICS-UL e a Mestre Ana Matos Fernandes, da Universidade de Barcelona.
Assim, gostaríamos de convidar todos os interessados participar (e a divulgar amplamente entre os vossos alunos, colegas e outros potenciais interessados) nesta iniciativa, sobre a qual pode ser consultada mais informação em anexo.
Esperamos contar com a presença de todos
Elisabete Figueiredo
SA Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas - Universidade de Aveiro
O Concurso Escolar "PedalarXXI" promovido pelo Projecto CICLORIA (http://cicloria.org.pt ), da iniciativa das autarquias da Murtosa, Ovar e Estarreja e Universidade de Aveiro, tem como objectivo promover a utilização da Bicicleta como meio de deslocação suave em curtas distâncias, através do desenvolvimento de projectos escolares que apliquem os princípios relacionados com mobilidade sustentável, valorização do território, estilos de vida saudável e segurança rodoviária. O concurso é dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário e pretende estimular e promover formas de mobilidade casa-escola mais sustentáveis, saudáveis e atractivas, assim como o gosto pela experimentação, conhecimento do território e novos hábitos de cidadania. Desta forma, apela-se à participação da comunidade escolar neste concurso, através do desenvolvimento de projectos inovadores, criativos e colaborativos, isto é os projectos a desenvolver deverão promover, na medida do possível, o envolvimento de toda a comunidade escolar e local.
Calendário Inscrições - até 10 de Abril Envio dos trabalhos candidatos a concurso - até 23 de Maio Divulgação dos trabalhos premiados - até 27 de Maio Cerimónia de entrega de prémios - 5 de Junho
'Estamos de volta e com novidades: recebemos um convite que não poderíamos recusar! O Mercado Negro, em Aveiro, desafiou-nos a organizar um Flea Market na terra dos ovos moles. Está claro que não poderíamos recusar e lá vamos nós de malas e bagagens para a ria de Aveiro espalhar o caos. Todos são bem vindos de nos acompanhar nesta primeira experiência além fronteiras invictas. Contamos com 50 mesas da mais fina tralha. Sábado 19 de Março, entre as 16h e as 20h, levaremos a Ladra do Norte ao Mercado Negro e contamos com todos vocês!'