Não sei se ainda envio em tempo util, mas para ajudar à reflexão sobre um dos mais importantes espaços públicos da nossa cidade acho interessante que se consiga ter em conta alguns dos principios do desenho deste tipo de espaços que se encontram no seguinte site:
http://www.pps.org/. Numa síntese de toda a informação que aqui se pode encontrar envio em anexo o chamado diagrama do lugar (place diagram) no qual encontramos as características que deviamos encontrar na nossa avenida.
Em termos de exemplos, o site pps tem a particularidade de elencar os melhores e os piores espaços públicos, nas suas diferentes tipologias. No site
http://www.rudi.net/node/19724 pode-se fazer download de um documento interessante que, apesar de dar um enfoque ao desenho urbano, também apresenta no final a importância desse desenho para a apropriação dos espaços.
A Avenida Lourenço Peixinho tem de ser palco de uma "pequena revolução" para que possa realmente ser um espaço âncora das actividades de dinamização da cidade. Tem de ser querer estar e não apenas passar pela avenida...o que só se consegue se houver um redesenho do espaço e um trabalho de mobilização de todos os proprietários de áreas comerciais, residentes e agentes culturais para definir papeis e possibilidades de articulação para a criação de um programa de actividades apelativo e direccionado para diferentes públicos.
Susana Loureiro