(artigo de Jorge Silva, Presidente da ACA, publicado no Diário de Aveiro 8JUL)
Foi com enorme prazer que no passado dia 26 de Junho, a Associação Comercial de Aveiro – ACA, esteve na Assembleia Municipal de Aveiro, aceitando o convite da Dr.ª Regina Bastos, numa sessão dedicada ao tema “qual o futuro da Avenida do Dr. Lourenço Peixinho”. Este convite serviu para apresentar o nosso contributo materializado no ensaio “A Avenida Vende?”.
Aquele espaço, de excelência da nossa democracia municipal, encheu-se de gente (sinal do interesse que este assunto suscita e também do inovador formato usado na sessão da Assembleia Municipal) com o intuito de acompanhar o desenrolar de trabalhos que foram divididos em dois momentos – um primeiro onde nós, a câmara municipal, o gabinete de arquitectura D’Aveiro - Eng. Estrela Esteves, os Amigos d’Avenida e os representantes da ordem dos arquitectos e dos engenheiros apresentamos as nossas ideias e anseios e uma segunda parte onde vários deputados dos diferentes grupos, por nós eleitos, teceram comentários vários sobre este assunto.
11 de Outubro aproxima-se, momento onde todos nós exercemos o nosso dever de escolher os seus representantes para os diferentes órgãos autárquicos. Para que estas escolhas tenham um fundamento, para lá do clubismo partidário que se criou na nossa sociedade após a queda do Estado Novo, seria de todo interessante que os nossos futuros candidatos se posicionassem com alguma precisão no que pensam, também eles, para a nossa Avenida – 1 faixa de rodagem? Ou 2? Ou zero faixas? Passeio central? Ou não? Fecho do comércio durante as obras? Ou não? Parque subterrâneo para estacionamento? Ou não? Criação de um grupo de trabalho para pensar a avenida? Ou vamos avançar rapidamente? Devemos salvaguardar o comércio existente na mesma? Ou devemos optar por deixar o comércio à sua mercê? Muitas mais perguntas poderíamos aqui fazer.
A ACA fica muito satisfeita que a nossa Avenida tenha ganho ao longo destes meses estatuto de tão elevada preocupação, pois pensamos que este espaço de Aveiro é a zona âncora da nossa cidade o epicentro da mesma e deve ser devidamente pensado e discutido.
Neste sentido, a Associação Comercial de Aveiro em co-organização com o Diário de Aveiro formula o convite aos candidatos autárquicos a presidente da Câmara para apresentação do seu ideal para A Avenida à comunidade comercial (e não só) no salão Nobre da ACA no dia 2 de Outubro pelas 21 horas
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade