DESAFIO DOS AMIGOSD’AVENIDA À COMUNIDADE AVEIRENSE
http://projectoavenida.blogs.sapo.pt/
No seguimento da participação do movimento cívico Amigosd’Avenida na sessão pública organizada pela Assembleia Municipal (26JUN) sobre ‘o futuro da Avenida Lourenço Peixinho’, temos vindo a alertar para a necessidade de mudar o rumo do debate ‘muito centrado nas questões infra-estruturais - perfil da avenida, estacionamento e sentidos de trânsito’ para uma discussão focalizada no ‘carácter e funções que queremos que a Avenida tenha’.
Nessa ocasião, os Amigosd’Avenida defenderam que o ‘projecto’ deve constituir uma oportunidade de (re)construir na Avenida (e na cidade de Aveiro) o ‘sentido de lugar e de comunidade’ assumindo como prioridade de política urbana ‘voltar a viver o centro’.
Para responder a esse novo desígnio foram propostos seis princípios fundamentais:
Para dar seguimento ao trabalho que temos vindo a realizar, entendemos lançar um desafio designado ‘Construir um ‘projecto’ para a Avenida!’ Trata-se de um exercício colaborativo, aberto a cidadãos interessados, para ,com base nos princípios previamente identificados, ‘reflectir e idealizar futuros possíveis para a nossa Avenida’.
O primeiro passo desse projecto colaborativo será realizado no próximo dia 27 Julho, segunda-feira, pelas 17:30, com uma ‘visita de trabalho’ à Avenida (com partida da Praça Melo Freitas), com o objectivo de fazer uma sessão de reconhecimento do sítio que permita perspectivar (e questionar) o seu futuro. Pretendemos que essa sessão de trabalho seja apoiada em visitas ao espaço público e ao interior de alguns edifícios, no anotar e fotografar de aspectos relevantes, e em conversas com utentes e proprietários.
Deve resultar desta visita um esforço de ‘mapeamento de ideias’, onde se identifiquem problemas e potencialidades, oportunidades e riscos. Este trabalho deverá procurar identificar medidas a propor executar no médio-longo prazo e sugerir um conjunto de pequenas medidas de execução no curto-prazo para as quais pretendemos mobilizar esforços e vontades (por ex: limpeza das paredes de edifícios devolutos, acções de limpeza do espaço público).
Atendendo a que se trata de uma sessão de trabalho com duração reduzida (duas horas) o número de inscrições admitidas será limitado. Os interessados deverão enviar a sua inscrição até 26 Julho para o endereço amigosdavenida@gmail.com (com indicação de nome, contacto telefónico e email).
Amigosd’Avenida
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade