Os Amigosd’Avenida, em colaboração com o Diário de Aveiro, pretendem lançar seis questões às candidaturas à Presidência da Câmara Municipal de Aveiro para contribuir para uma escolha qualificada no sufrágio do próximo dia 11 de Outubro.
As questões vão ser lançadas à Coligação 'Juntos Por Aveiro' (PSD/CDS), ao Movimento 'Adoro Aveiro' (PS), à CDU e ao Bloco de Esquerda e irá ser solicitada resposta, por escrito, num máximo de 1.800 caracteres (para as seis questões), até ao próximo dia 2 de Outubro (sexta-feira).
As respostas serão publicadas no Diário de Aveiro, no blogue dos Amigosd’Avenida e enviadas por correio electrónico a uma base de dados de mais de 1.000 endereços electrónicos de cidadãos e organizações de Aveiro.
Questões:
1) É importante que os cidadãos conheçam as prioridades da autarquia para os próximos quatros anos. Nesse sentido, gostaríamos de saber: Qual é a área de actuação que elege como prioritária para o município de Aveiro? Porque razão foi escolhida? Os cidadãos e os agentes foram ouvidos na sua formulação? Se sim, como?
2) O Orçamento Municipal dedica, no presente ano, cerca de 1, 3 milhões euros do seu investimento para a Cultura, cerca de 1,6% do total. Qual é o compromisso que assume relativamente à parte do orçamento que pretende afectar à Cultura? Porque razão? Quais as principais áreas de actuação neste domínio?
3) A Avenida Lourenço Peixinho foi identificada como uma das unidades territoriais mais problemáticas da cidade, em particular no que concerne ao problema dos edifícios devolutos. Como avalia o problema? Que ideias tem para o resolver? Que meios pretende mobilizar?
4) Os Amigosd’Avenida identificaram a qualificação e animação do espaço público como uma das dimensões de política pública local mais importante, tendo promovido, nesse âmbito, um Manifesto. Conhece o manifesto? Concorda com os seus princípios? Já o assinou? Pretende implementá-lo? Como?
5) A necessidade de encontrar uma 'plataforma de articulação dos agentes culturais e criativos da cidade' foi uma das conclusões das actividade que ajudámos a organizar nesta ano em que a cidade comemorou 250 anos. Concorda com esta ideia? Qual o papel que a autarquia deve ter neste sentido? Que meios está disposto a mobilizar para o efeito?
6) A Ria de Aveiro é um espaço de eleição, de elevada qualidade ambiental, elemento de ligação entre os vários municípios ribeirinhos, mas, infelizmente, um espaço desaproveitado do ponto de vista funcional, cultural e turístico. Como avalia a situação? E o que pretende fazer para inverter o problema?
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade