
A Fundação João Jacinto de Magalhães vai produzir, entre 22 de Outubro e 18 de Dezembro de 2009, a 5ª edição dos Festivais de Outono. Estes mantêm a direcção artística de António Chagas Rosa, compositor e Professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Os concertos decorrerão em vários espaços da cidade: Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Reitoria da Universidade de Aveiro, Teatro Aveirense, Sé Catedral de Aveiro, Igreja das Carmelitas e Museu de Aveiro.
Retomando a descentralização geográfica, os Festivais de Outono estenderão também a sua programação aos Concelhos de Águeda e de Ovar. Os concertos serão realizados, respectivamente, na Igreja da Trofa e no Centro de Arte.
O projecto continua a ser financiado pela Universidade de Aveiro, tendo igualmente obtido, este ano, o patrocínio do Ministério da Cultura, através de apoio quadrienal, concedido pela Direcção Geral das Artes, no âmbito do programa de apoio directo ás artes (2009-2012).
Os Festivais de Outono pretendem continuar as linhas de programação solidificadas nas edições anteriores as quais privilegiam, de forma transversal, a criação artística, a dimensão performativa e a intervenção pedagógica e científica.
O programa deste ano propõe um projecto musical generalista que visa fomentar a inovação e criação nacionais, promover a apresentação de novos talentos, consolidando a sua profissionalização, proporcionar a escuta de práticas musicais contíguas, experimentar o cruzamento de linguagens e saberes artísticos e procurar uma itinerância de eventos que contribua para uma verdadeira descentralização cultural. A edição dos Festivais de Outono de 2009 insistirá também na inclusão de estreias de obras encomendadas.
O programa é enriquecido com as conferências “Introdução ao repertório barroco francês: história, formas, estilo, gosto, influências e interpretação”, por Fernando Miguel Jalôto, e “A Voz Profissional: uma visão holística para a saúde e optimização vocais na prática profissional”, por Filipa Lã.
As actividades complementares terão, ainda, a habitual rubrica de formação, que será constituída por masterclasses, Interpretação de Repertório Contemporâneo, por Ana Cláudia Assis e Filipe Amorim, Oboé, por Ricardo Lopes e Piano, por Murray Mclachlan.
A maioria dos concertos tem entrada livre, com a excepção de alguns dos que serão realizados no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e Casa de Arte de Ovar, cujo preço será de 3€. Os preços para a Ópera Opereta “Susana”, de Alfredo Keil, no Teatro Aveirense, serão anunciados brevemente.
Programa em
www.ua.pt/fjjm