in Noticias de Aveiro
'A falta de viabilidade do estádio municipal de Aveiro deve-se à ausência de um conjunto de projectos complementares que, embora previstos, tardam em sair do papel'.
'Impossível avaliar neste momento o desempenho de uma infra-estrutura, isoladamente, já que ela faz parte de um projecto global'
'Considero fundamental que estejam, pelo menos, executados os campos de treinos. Sem isso não se pode tirar conclusões'.
'O fim foi o Euro 2004, mas o estádio tinha um plano desenvolvimento posterior que não foi executado e agora interessa avaliar se ainda é viável'
'O campo de golfe, alojamentos turísticos e componentes habitacionais fazem parte dos investimentos que ainda não conheceram avanços, para além da compra de terrenos'.
'A localização na zona do estádio de um centro comercial e de valências de acção social que poderiam também ajudar a valorizar a nova centralidade da cidade'.
Alberto Roque, presidente do Conselho Geral do Sport Club Beira-Mar
De BM a 19 de Outubro de 2009 às 21:32
Mais centros comerciais em Aveiro? Compactuar com o emprego precário? Nem pensar! Mais centros comerciais com os mesmos estabelecimentos que já conhecemos? Aqueles que existem em todos os arredores sem dar nada de novo à cidade? É isto o que é «fazer cidade»? É isto o que é revitalizar o estádio? Muito bem fala o Prof. Jorge Carvalho (e outros professores) sobre esse «dopping mental» de CC's nas urbes.
Sempre acompanhei o processo do Estádio Municipal de Aveiro (devido à minha ligação com o Sport Clube Beira-Mar) e nunca vi um único documento sobre um estudo prévio que evidencie os estudos relativos à viabilidade da construção, ao impacto, à coesão da organização entre EMA/clube residente, a médio/longo prazo. Se alguém tiver que mo envie, por favor!
Tive já a oportunidade de falar com o Eng. A. Roque e parece-me que continua a «bater na mesma tecla» do CC com betão e cimento é que é bom…
O CC iria inclusivamente retirar as pessoas dos estádios, dos pavilhões, das actividades físicas, e de outras tantas alternativas que ficariam a perder devido à situação de concorrência directa a outros serviços de lazer/recreio! Enfiar lá um CC não é solução mais correcta!
A Tese do Doutor Norberto Santos fala precisamente dos espaços, lugares com comércio tradicional/local e os impactos gerados pelos CC's, quais as implicações/transformações ocorridas.. mas parece que não vale a pena falar é necessário ler e aprender de quem sabe e estudou casos concretos.
De Anónimo a 21 de Outubro de 2009 às 00:08
http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Beira-Mar-continua-sem-eira-nem-beira.rtp&article=288612&visual=16&layout=55&tm=47
Comentar post