[enviado por Jorge Pinto, Tiago Monge, Ana Jervis Pinto, Gaspar Monteiro, Décio Portela e Fernando Barbosa, membros da Massa Crítica de Aveiro]
Estivemos ontem na MC a discutir este assunto e as nossas ideias são as seguintes:
- a travessia da ponte tem de permitir a passagem de peões e ciclistas e ter sinalização vertical a indicar a possibilidade de utilização pelos mesmos;
- o piso da pista para os ciclistas terá de ser feita num material técnico próprio para o efeito - tem de ter muito boa aderência mesmo nos dias com chuva. Numa imagem que se vê do 1ª prémio, parece-nos que o chão é de madeira e assim sendo seria muito perigoso circular de bicicleta num dia de chuva.
Os argumentos para que a ponte permita também a travessia de ciclistas devem estar actualmente claros na cabeça de todas as pessoas.
Quanto à sinalização vertical, achamos importante para que as coisas fiquem bem claras. Segundo o código da estrada não podemos circular em zonas pedonais como nos passeios ou praças pedonais. Eu costumo andar muito pela baixa da cidade nas zonas pedonais, como no Rossio (mas nunca nos passeios).
A questão do piso é importante, já que vão fazer uma obra, que seja bem feita de raíz ou então ficará mal para sempre (pois a câmara não tem dinheiro, basta ver que nunca fez manutenção às ciclo-vias existentes em Aveiro e que a maior parte delas estão muito perigosas devido à má concepção e/ou falta de manutenção).
Como exemplo de um mau piso, temos a pista que passa em baixo junto ao fórum comercial, em que temos de passar por uma ponte de madeira, que em dias de chuva o piso é extremamente escorregadio, o que torna impossível uma paragem rápida caso seja necessário, e isto poderá implicar um acidente entre ciclista e peão.
Por fim existe a questão dos objectivos da ponte. Se for apenas para lazer, turismo, então poderá ser longa a travessia, como o exemplo do 1º prémio. Caso seja vista também como útil para quem se desloca diariamente de um lado para o outro quando vai para o trabalho, por exemplo, então não faz muito sentido que a travessia seja demasiado longa.
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade