No seguimento da disponibilidade e interesse demonstrados pela Presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Aveiro (AMA), os assuntos da Praça Melo Freitas e da Ponte Pedonal do Rossio vão ser apresentados na próxima quarta-feira, às 20:30, no auditório da AMA, por um conjunto de cidadãos (de acordo com as regras definidas pelo regimento - ver http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/383738.html).
Tendo em conta a abrangência de opiniões que os Amigosd'Avenida hoje acolhem, esta apresentação será feita a título meramente individual. Contudo, ela revê-se no processo que temos vindo a desenvolver e foi justificada do seguinte modo:
‘No seguimento do lançamento por parte da autarquia de um conjunto de projectos para áreas sensíveis da cidade, Praça Melo Freitas e Rossio, um grupo de cidadãos tem vindo a organizar um conjunto de iniciativas que visam alertar a comunidade e os responsáveis para a necessidade de se aprofundar a reflexão sobre os programas de intervenção para esses locais (isto é a estratégia de suporte e os programas funcionais), antes de se proceder ao lançamento de projectos ou obras.
Nesse sentido, propõem-se transmitir aos membros da Assembleia alguma da reflexão que têm vindo a produzir, para contribuir para lançar um debate plural e construtivo sobre as matérias, reforçando com isso o envolvimento e comprometimento da comunidade na construção do futuro da nossa cidade’.
Recordamos que a agenda desta assembleia é particularmente interessante, já que conta com uma intervenção da Presidência do município sobre algumas matérias atrás referidas, além da discussão do Plano Estratégico do concelho de Aveiro (PECA) e de uma proposta de Orçamento Participativo (ver informação no blogue http://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/), pelo que deve justificar a nossa presença e atenção, respondendo também ao apelo recente do Dr. Capão Filipe, Presidente da Mesa da AM de Aveiro, para uma mais participada intervenção dos cidadãos na vida colectiva da sua cidade e concelho.
A apresentação que estamos a preparar irá seguir de perto o texto resumo da última tertúlia e que se anexa a este texto, ainda em versão provisória, já que aguarda comentários dos participantes.
JCM
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade