[artigo de opinião de Joaquim Pavão]
Por vezes acontece os políticos tropeçarem na cultura. A queda é sempre ligeira. Umas quantas frases para o ar, nada mais. Nada mais, não por respeito a Poe, mas pelo determinismo objectivo de um pensamento niilista referente à matéria. Falar do que não se pondera obriga à falta de rigor. O rigor obtém-se com informação. Há um facto. Pedro Jordão é o director artístico do Teatro Aveirense. Um deputado municipal afirma que a sua programação é alternativa ao passado recente. Gosto da palavra. Claro que é necessário perceber o alternativo. Diferente? Estará a utilizar uma nomenclatura empresarial de um género? E se sim, dados? Quais obras? Quantas? Sem objectivação não há uma verdadeira questão, porque não me parece que exista grande dúvida.
Continuo a ler. Primeiro estranho e depois volto a ler. “Educar novos públicos demora mais tempo” - entre aspas sugere algo linear. O raciocínio surge-me aos poucos. Educar demora tempo, educar novos públicos demora tempo, demorar tempo é um problema. Um problema tem que ter solução. Logo vamos parar de educar, trazer novos públicos. E pronto, problema resolvido. Aliás acabe-se logo com todas as demoras. Se há coisa que o modernismo urge na sua necessidade é a rapidez.
Acção! Estamos na capoeira. Mas há preocupações neste paraíso galináceo. O milho. Sem milho a capoeira não existe. Entender a dimensão do problema resolve-se facilmente. É necessário estudar os dossiers, aprofundar as matérias. Servir a oposição, não é respirar conceitos empíricos. O que eu, pobre galináceo pergunto, é
Já o meu avô dizia sem bom milho, o galo torna-se um sarilho. O problema deste é que somos nós que o pagamos. Nós, os profissionais e o público. Há quem decida, quem opine que não é um, nem outro. E sem olhar para a capoeira ela não existe. Formar novos públicos demora tempo é certo. A urgência só urge nos políticos.
Joaquim Pavão
MARQUES PEREIRA PREOCUPADO COM A SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DO AVEIRENSE.http://www.terranova.pt/index.php?idNoticia=2407
PEDRO JORDÃO DIZ QUE MARQUES PEREIRA TEM UMA IDEIA DESFASADA
http://www.terranova.pt/index.php?idNoticia=2425
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade