
[divulgação]
Museu de Aveiro (IMC, I.P.) - Maio 2010 - Aquisição de um manuscrito de 1628, referente ao processo de Beatificação da Padroeira de Aveiro
Treslado do processo ordinário realizado para a beatificação da Princesa Santa Joana, instruído em 1626
'Trata-se de um treslado, quer dizer, uma cópia oficial, do processo ordinário realizado para a beatificação, instruído em 1626, quando era Prioresa do Convento D. Mariana de Belém.
O manuscrito possui 180 fólios, provem da colecção particular de António Capucho, e foi leiloado em Lisboa, a 5 de Maio de 2009. Reúne uma série de autos, sumários, petições, procurações, declarações de intercessões e milagres, e os 77 fólios finais estão iniciados com a legenda que podemos agora observar, e diz: "Seguesse em breve o memorial da muito exçellente Prinçeza, e mui virtuoza senhora, a senhora Iffante Dona Joana (.)". Este texto é também ele uma cópia de um manuscrito original que trata a vida e santidade de Dona Joana, produzido no convento de Jesus e hoje um dos mais significativos documentos guardados no Museu de Aveiro (Invº 33/CD) vulgarmente conhecido por "Crónica da Fundação".
Está datado (1628) e rubricado pelos Notários Apostólicos Manuel Rocha Pais e Francisco de Almeida.
Apesar de este primeiro processo não ter sido consequente, possibilitou desenvolver-se o de 1686-93, baseando-se não apenas nas "provas" e demonstrações de milagres mas sobretudo no "culto imemorial" que, à Santa Princesa, era dedicado desde a sua morte.
A aquisição foi feita pelo Instituto dos Museus e da Conservação, IP, por proposta do Museu de Aveiro. Trata-se ainda do primeiro caso em que é a receita própria do Museu, proveniente das verbas conseguidas pelo aluguer de espaços, como os casamentos, a capitalizar a compra de uma obra. Assim se enriqueceu o acervo documental do museu. Neste contexto das festividades da nossa Padroeira, está pela primeira vez em exposição para que todos possamos contemplar esta importante e preciosa obra!'