Terça-feira, 22 de Junho de 2010
A NOVA Petição pela discussão do Parque da Sustentabilidade em Assembleia Municipal já tem mais de 220 subscritores. Caso ainda não a tenham subscrito solicitamos que o façam directamente num dos seguintes locais (Café Ria Parque, Alboi; Quiosque na Rua do Clube dos Galitos; Conceito Esplanada, Praça Marquês de Pombal; Tempos e Ventos - Rua Almirante Cândido dos Reis, 90 - das 10h às 13h e das 14h30 às 18h30). Podem ver localização no seguinte link .
Caso desejem promover a recolha de assinaturas enviamos o formulário em anexo (ver petição inicial).
JCM
De Advogado do Diabo a 22 de Junho de 2010 às 15:36
Parque de Sustentabilidade é só um nome bonito para o marketing do parque, ou quer-se que tenha componentes verdadeiramente sustentáveis?!
... e, já agora, onde está a sua própria sustentabilidade?! - ou Parque de Sustentabilidade é só um nome bonito para o marketing do parque?!
"Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:
.ecologicamente correcto;
.economicamente viável;
.socialmente justo;
.e culturalmente aceite."
1. Ecologicamente correcto?!
Ao afunilar continuidades visuais do continuo verde, claro que não. Que populações da pequena fauna urbana se pretendem que percorram o continuo verde do parque?!
Por ventura, estão identificados biótopos, habitats a conservar?!
2. Economicamente viável?!
Então o município está super endividado e vai gastar dinheiro obras supérfluo?! Se a intervenção fosse menos construída e menos pesada, ou seja, mais naturalista, gastar-se-ia menos dinheiro e os custos de manutenção futuros seriam menores!
Por ventura, existem previsões de custos de manutenção e do seu peso no Orçamento Municipal anual?! Onde está também a sustentação técnica da obra – não há justificação para a obra?!
3. Socialmente justo?! Se virmos que com esta intervenção, as freguesias periféricas (agonizantes em termos urbanísticos) do Concelho de Aveiro mais uma vez são preteridas quando ocorrem grandes investimentos requalificadores! A justiça também tem uma componente territorial que o Planeamento Municipal tem feito por esquecer! Nas freguesias periféricas do Concelho de Aveiro abundam as estradas com buracos e os espaços públicos por qualificar com pouco dinheiro!
4. Culturalmente aceite?! No presente momento não parece – vejam-se as polémicas geradas pelas intervenções previstas para o Alboi e da ponte prevista para o Rossio / Canal Central…!
Talvez o nome – Parque da “Sustentabilidade” - tenha sido mal escolhido! Se tivessem dado um nome mais urbano ao parque, as expectativas não seriam tão elevadas…!
Esperemos que a autarquia finalmente discuta o projecto com a comunidade e que dessa discussão resulte finalmente uma solução mais “sustentável”!
De betãozista a 22 de Junho de 2010 às 17:39
Existem muitos sites gratuitos que permitem a recolha de assinaturas online, para efeitos de prossecução de petições públicas (www.peticao.com.pt/; www.petitiononline.com/; www.peticaopublica.com/; etc.)
Fica aqui a sugestão da sua utilização – uma forma prática e rápida de reunir muito mais que 250 assinaturas em poucos dias!!!
Comentar post