'A artshare é um projecto vocacionado para a investigação e aplicação de novas tecnologias enquanto ferramentas de expressão artística. O seu campo de acção passa também pela promoção e produção de eventos de arte performativa, instalações, workshops, conferências, acções de sensibilização e outras de interesse pedagógico'.
>
Aqui está um projecto que se enquadra de forma perfeita no espírito do 'Manifesto pela qualificação e animação do espaço público' que os Amigosd'Avenida produziram no ano passado.
Recordo que um dos seus princípios referia que se deveria 'aproveitar o espaço público como veículo de divulgação e promoção da actividade artística, cultural e de divulgação científica' e para 'divulgar a qualidade e diversidade de recursos artísticos, culturais e científicos da cidade, tirando partido das novas tecnologias' [Ponto 8].
Num momento em que a autarquia concluiu um concurso de ideias para a animação do espaço público, e que se desenvolvem um número relevante de iniciativas de animação (Parque da Sustentabilidade, Rossio, Praça do Peixe), julgo que seria oportuno que se iniciasse uma discussão sobre o que devem ser os princípios fundamentais de uma 'política de animação do espaço público'.
Essa definição é relevante por três razões. A primeira, é para evitar que se desenvolvam um conjunto de iniciativas desgarradas, excessivas, em alguns casos penalizadoras da qualidade dos espaços e das vivências da cidade, e cujos resultados ficam muito aquém das expectativas ou das necessidades. A segunda, é para tirar partido dos recursos únicos que a cidade soube criar, atrair ou fixar (e que a diversidade de agentes culturais e criativos que temos falado tão bem exemplifica). A última, é para que a cidade se afirme a nível nacional como um centro que sabe criar as condições para o surgimento de outros projectos nestes domínios (articulação entre tecnologia, arte e ciência).
Julgo que esta é uma questão relevante para o futuro da cidade e que brevemente deveria entrar na agenda de discussão das políticas para a cidade.
JCM
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade