Síntese do estudo (sem os anexos)
O estudo analisado ainda não inclui os anexos, onde estão disponíveis informações mais detalhadas sobre cada uma das 44 árvores analisadas, pelo que as conclusões mais detalhadas deverão aguardar a avaliação dessa informação.
Da análise do documento é possível aferir que para responder ao seguinte objectivo - ‘fazer o estudo da avaliação do risco e do estatuto biomecânico de 44 árvores ornamentais da Avenida’ – foi desenvolvida uma metodologia com as seguintes etapas (apresentadas de uma forma esquemática):
Como principais conclusões do estudo referem-se que após a análise dos 44 exemplares a espécie [choupos] é ‘considerada muito susceptível de ataque de fungos e parasitas, não sendo recomendável para utilização em espaços urbanos’. O estado geral ‘é mau ou sofrível, muitos deles um perigo para pessoas e bens, com fissuras recentes que acrescem o risco’. Existe uma ‘má convivência entre raízes e calçada, irregular e um perigo para cidadãos’. Os autores do estudo recomendam ‘a substituição das árvores com novo alinhamento mais espaçado’. Sugerem ainda um ‘abate gradual, começando pelas prioritárias e depois não prioritárias’.
documento completo em http://www.cm-aveiro.pt/www//Templates/GenericDetails.aspx?id_object=34080&divName=551s1692s552&id_class=552
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade