Quando confrontados com uma proposta autárquica de abate (faseado) de 44 choupos da Avenida Lourenço Peixinho manifestaram o seu desagrado com a ideia (nesta maling-list, nas redes sociais e nos media locais). Posteriormente, quiseram saber como a autarquia fundamentava tal decisão e solicitaram informação técnica.
Não tendo havido resposta imediata mobilizaram-se através da internet e redes sociais. A página do Facebook criada para o efeito tem neste momento mais de quatrocentos e cinquenta membros.
Assim que a autarquia entendeu disponibilizar uma parte do estudo, numa primeira fase aos Amigosd'Avenida, várias dezenas de cidadãos solicitaram acesso ao seu conteúdo.
Posteriormente, a autarquia entendeu colocar todo o documento no seu site, numa iniciativa inédita e que mereceu amplo elogio.
Na posse de toda a informação os cidadãos enviaram dezenas de sugestões para as recomendações que se entenderam produzir.
Ao fim de uma semana e meia o documento colaborativo produzido pelos cidadãos foi tornado público (link) aguardando-se agora que a autarquia reflicta sobre o seu conteúdo e, eventualmente, reconsidere a sua decisão.
Os cidadãos estão de parabéns pelo exemplo de cidadania e pela forma elevada como ajudaram a qualificar o debate sobre esta delicada matéria!
Fique lavrado em acta, para memória futura!
JCM
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade