
Solicitamos divulgação a todos os potenciais interessados. Para os que não tiverem conta no Facebook sugerimos que enviem email para amigosdavenida@gmail.com (assunto: 'contra o Bairro do Alboi cortado ao meio')
Cumprimentos
Amigosd'Avenida
APELO
Construído há mais de cem anos por Domingos João dos Reis, um 'benemérito aveirense com notável obra altruísta', o Alboi foi 'um dos primeiros bairros sociais feitos em Portugal' (http://www.prof2000.pt/users/avcultur/Calendaveiro/Cronologico/1930.htm).
Com uma geometria muito particular, o bairro organiza-se à volta de um jardim central (Largo Conselheiro Queirós), que funciona, ainda hoje, como espaço de encontro e recreio da comunidade que ali habita.
No âmbito do Parque da Sustentabilidade (
http://parquedasustentabilidade.blogspot.com/), a CMA pretende construir um novo arruamento que irá dividir o jardim central em dois, por onde vai passar uma parte do trânsito de atravessamento que hoje utiliza a Rua Magalhães Serrão (a via que divide o Alboi da Baixa de St. António).
Não será difícil imaginar que a construir-se esta via urbana o carácter intimista que o bairro dispõe se irá perder por completo, com prejuízo claro para os moradores (que já se manifestaram contra a proposta) e sem benefício perceptível ou conhecido.
O Alboi é um elemento do património cultural da cidade de Aveiro. Por isso, associe-se ao Protesto contra o Bairro do Alboi cortado ao meio (
http://www.facebook.com/Alboicortadoaomeio). 700 cidadãos já o fizeram!
Amigosd'Avenida