Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2010
Why Art and the Creative Class will Never Save Cities

(http://urbanomnibus.net/2010/12/thomas-sevcik-why-art-and-the-creative-class-will-never-save-cities/)




Thomas SEVCIK desenvolveu numa palestra efectuada recentemente em Miami (http://vimeo.com/17541511) um interessante argumento a propósito da tão falada e propalada aposta na criatividade e nas cidades criativas. O consultor referiu que o tema se tem prestado a diversas conclusões perigosas e abusivas sobre o real valor da criatividade para a economia urbana e referiu a necessidade de discutir as verdades adquiridas sobre esta matéria.

SEVCIK começa com o argumento de que as indústrias criativas são actualmente avessas à inovação, citando vários estudos [solicitar fonte] que referem que devido ao crónico sub-financiamento quando essas actividades descobrem uma formula de como podem vender um determinado produto (por exemplo um tipo de Web-site ou uma estratégia especial) tendem a reproduzir o mesmo sistema e a vender sempre o mesmo ou da mesma maneira.

O autor refere mesmo que comparando o sector cultural e criativo com os sectores da biotecnologia ou da indústria financeira, estes últimos revelam ser mais criativos.

Por outro lado, SEVCIK censura as queixas dos artistas sobre o crescente aumento das rendas imobiliárias (sobretudo nas grandes cidades), alertando para o facto das 'cidades baratas' serem cidades pouco interessantes do ponto de vista económico o que se tem traduzido, ao longo da história, e segundo o autor, por uma menor atractividade do ponto de vista artístico e cultural.

No entanto, o ponto central da crítica centra-se na forma como a criatividade é vista como a nova alquimia das cidades suportada pelo argumento de que as cidades se tornam vibrantes por uma mera aposta nas artes.

De acordo com alguns estudos [solicitar fonte], o que se passa é exactamente o contrário, isto é as cidades importantes do ponto de vista artístico são as cidades capitais do mundo financeiro.

O autor refere que o uso da arte e da cultura (e das indústrias culturais) como uma mera ferramenta de marketing, ou como uma forma superficial de dar algum protagonismo à cidade, tem sido particularmente inútil e mesmo desvantajoso para as cidades.

Em alternativa SEVCIK recomenda uma aposta na educação, onde existe um potencial relevante de desenvolver a cultura, a criatividade e, em consequência, as cidades. Esta aposta não se traduz, de forma imediata, em resultados visíveis, que os protagonistas políticos tanto desejam, mas é uma metodologia mais 'bottom-up' que tenderá a mudar e a valorizar o 'potencial cultural e social' das cidades.

Os ingredientes tantas vezes pronunciados sobre as qualidades da cidade criativa (FLORIDA) raramente são acompanhados das metodologias (pistas de 'receitas' ou 'fórmulas') para a sua combinação.

Sem estas preocupações metodológicas para suportar um desenvolvimento orgânico da criatividade e inovação, as cidades podem tornar-se 'conchas vazias', aparentemente atractivas mas sem conteúdo.

(tradução livre)

JCM


publicado por amigosdavenida às 14:02 | link do post | comentar | favorito

SOBRE CIDADES, CIDADANIA, O FUTURO E AVEIRO. UM BLOGUE EDITADO POR JOSÉ CARLOS MOTA
GRUPO FB 'PENSAR O FUTURO - AVEIRO 2020'
2013-01-04_2204.png
ADESÃO À MAILING-LIST 'PENSAR O FUTURO DE AVEIRO'

GRUPO 'PENSAR O FUTURO DE AVEIRO'
AUTOR
E-mail Gmail
Facebook1
Facebook2
Twitter
Linkedin
Google +
QUORA
JCM Works
Slideshare1
Slideshare2
Academia.Edu
links
Maio 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


mais sobre mim
arquivos

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008