Um contributo recebido pelos Amigosd'Avenida
"Qual a melhor cidade do mundo para morar? Que cidade reúne as condições ideias para se afirmar como o local de eleição para se viver?
Certamente que não é uma pergunta de fácil resposta, impossível dirão alguns, mas o exercício vale a pena e foi o que fez a Monocle na sua última tiragem, ao dedicar uma edição especial sob o tema “Construindo melhores cidades e comunidades ”.
Recheada de excelentes artigos, case-studies e curtas entrevistas a arquitectos, artistas e presidentes de câmaras de diversas cidades mundiais, desde Tokyo a Buenos Aires, a sua leitura deveria ser obrigatória para todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são os principais responsáveis pelos destinos das cidades.
Qual é então a melhor cidade do Mundo para morar, ou, mais importante ainda, o que torna uma cidade ideal para os seus habitantes?
Copenhaga, foi considerada a cidade que reúne as melhores condições ultrapassando Munique, Tokyo, Barcelona, Honolulu, entre outras, numa lista que reúne as 25 mais desejáveis do Mundo para se viver - Lisboa também consta da lista, ocupando um honroso 24º lugar.
Num excelente exercício criativo a Monocle apresenta a visão de Alejandro Gutierrez, planeador urbano, fabulosamente ilustrado, onde apresenta os principais ingredientes que contribuem para construção da comunidade perfeita.
Ao contrário do que muitos poderão pensar a cidade ideal não é feita de uma grande estrutura central, pelo contrário, é constituída por inúmeras comunidades onde se destaca a proximidade e simbiose entre infra-estruturas, espaços verdes e serviços, funcionando como um organismo vivo.
A fomentação de pequenas comunidades, “auto-suficientes”, acrescentaria a todos os que nela vivem um aumento substancial na qualidade de vida, por exemplo na redução dos tempos de deslocação para o trabalho, melhor vizinhança e na diminuição da criminalidade (num sitio onde toda a gente se conhece os crimes baixam drasticamente).
O que também podemos constatar ao longo da revista é que a criatividade e a inovação não devem ser só palavras obrigatórias no léxico empresarial, mas também na construção e vivência das nossas cidades".
Tiago Castro – Director Geral Look Concepts, Communication Group
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade