notícia JN
"Foi aprovada por unanimidade a proposta da Câmara Municipal de Aveiro de delimitação da área crítica de recuperação e reconversão da Avenida Dr. Lourenço Peixinho. Apesar de algumas críticas, todas as bancadas da Assembleia Municipal acabaram por aprovar a medida da autarquia que, segundo o presidente da Câmara, "trará benefícios fiscais para os proprietários que queiram apostar na recuperação dos edifícios".
No que toca às críticas, o deputado do PCP fez questão de sublinhar "o caos urbanístico da Avenida, que está transformada numa tralha urbana que se foi acumulando ao longo dos anos". No entender de Filipe Guerra, "a actual situação deve-se à especulação imobiliária e ao abandono do bem público".
Do lado do PS, Pedro Pires da Rosa reconheceu a importância das benefícios fiscais previstos nesta proposta, mas criticou a postura da autarquia. "Isto é um primeiro passo, mas a verdade é que o único registo que temos é que a Câmara não fez o que era da sua competência, que era planear e ordenar".
Nelson Peralta, do Bloco de Esquerda, partilhou da opinião do deputado socialista e sugeriu que "fosse feito um acordo com os proprietários no sentido da Câmara apoiar a recuperação dos edifícios e de se aplicarem rendar a custos controlados".
O deputado do CDS-PP, Miguel Fernandes, disse ser "urgente uma intervenção na avenida, dando-se prioridade à recuperação dos imóveis antigos, mas não pondo de parte o investimento em novas infra-estruturas de comércio".
Já Paulo Anes, do PSD, acredita que o futuro da avenida deverá passar, também, "pela mobilização dos comerciantes para que se possa definir uma estratégia inovadora"".
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade