Foi aprovado o projecto a maior intervenção desde sempre. Do Rossio até junto ao antigo estádio Mário Duarte, uma nova imagem vai tornar a área mais atractiva para viver, visitar, trabalhar e estudar (Diário de Aveiro, 26JAN)
"Foi aprovado o projecto para criação do “Parque da Sustentabilidade” proposto pela Câmara de Aveiro ao Concurso das Parcerias para a Regeneração no âmbito do PO Centro/QREN, segundo informação obtida pela autarquia na passada sexta-feira. A aprovação vem viabilizar, assim, uma intervenção de requalificação urbana que atravessa o centro da cidade, desde o Rossio até à Rua das Pombas, junto ao velho estádio Mário Duarte, que deverá concretizar-se nos próximos três anos com um orçamento de 14 milhões de euros.
Esta é a segunda versão do projecto, sendo que a diferença em relação à primeira é a exclusão do Bairro de Santiago - por não ser permitida a integração de bairros sociais na operação -, o alargamento ao Bairro do Alboi, o aumento do orçamento e a entrada de financiadores.
A aprovação final do projecto, na semana passada, abre portas a uma intervenção significativa, tratando-se do mais elevado investimento em requalificação urbana de iniciativa municipal realizado em Aveiro. A informação apurada pelo Diário de Aveiro foi confirmada pelo assessor da presidência para a “Operacionalização do Desenvolvimento Estratégico”, António Soares, satisfeito com a aprovação.
“Esta é a prova cabal da capacidade do Executivo e dos técnicos autárquicos em prepararem projectos ‘ganhadores’ no âmbito do QREN”, disse. Para o presidente da Câmara, Élio Maia, trata-se de uma forma de “valorizar a capacidade empreendedora e inovadora dos aveirenses”, adiantando o autarca que “oportunamente o projecto será apresentado de uma forma mais pormenorizada e com a presença de todos os parceiros, a quem se agradece o envolvimento neste projecto tão importante para o futuro de Aveiro”.
No terreno, os extremos da área de intervenção são uma ponte pedonal no Rossio, para viabilizar fluxo para o centro histórico da cidade, nomeadamente a Praça do Peixe, e a Rua das Pombas, no extremo Norte do Bairro de Santiago. O corredor atravessa várias zonas, requalificando o Bairro do Alboi, Baixa de Santo António, Parque Infante D. Pedro, zona do Estádio Mário Duarte e Rua das Pombas - numa área total de 20 hectares. O limite do Parque, junto ao bairro de Santiago, irá acolher um conjunto de equipamentos, nomeadamente, as instalações da entidade gestora, a “Casa da Comunidade Sustentável” - edifício emblemático do projecto, novas instalações para a Junta de Freguesia da Glória, cujo projecto de arquitectura se encontra praticamente pronto, assim como sedes de associações e um auditório.
O objectivo principal do Programa de Acção é o de promover, numa intervenção integrada, o aparecimento de um novo espaço cuja imagem e futura identidade se encontre directamente associada ao conceito da Sustentabilidade Urbana, no sentido em que as intervenções propostas procuram inovar nas soluções de desenvolvimento económico, ambiental e social e de tornar a área definida mais atractiva para viver, visitar, trabalhar e estudar".
...
Uma excelente notícia para Aveiro!
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade