notícia IOL
"Realizou-se na semana passada em Óbidos uma conferência sobre "Clusters Urbanos Criativos", com o objectivo de reflectir sobre os mecanismos adequados para "ajudar empresas e municípios a atrair tecnologia e indústrias criativas aos pequenos meios urbanos".
A conferência contou com a presenaça de especialistas estrangeiros que falaram sobre "espaços urbanos criativos, indústrias criativas rurais e políticas locais para a inovação".
O encontro é a primeira iniciativa portuguesa realizada no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação e insere-se no âmbito de uma rede formada por seis países europeus (Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Hungria e Roménia) que quer demonstrar que é possível atrair talentos e actividades ligadas à criatividade aos pequenos centros urbanos.
O objectivo final da rede, designada de Creative Clusters, «é demonstrar que a criatividade pode ser o motor do desenvolvimento económico de pequenos e médios centros urbanos e não apenas das grandes cidades», explicou Lusa José Parreira, da organização da conferência e representante da Câmara de Óbidos na rede.
O município de Óbidos viu aprovada, em Paris, em Novembro passado a fase de implementação da rede Creative Clusters, a única rede do programa da União Europeia no âmbito do URBACTII, liderada por uma entidade portuguesa.
«É possível transferir para meios mais pequenos vida cultural, instalações tecnológicas, áreas de residências de artistas e boas acessibilidades e com isto conduzir ao desenvolvimento económico desses meios», disse José Parreira.
A ideia da União Europeia, acrescentou o responsável, é «repensar o desenvolvimento económico dos meios rurais que têm vindo a ficar descaracterizados pelo abandono e encontrar respostas para voltar a ocupar estes espaços».
No final dos trabalhos decorreu o primeiro encontro de «autarcas para a criatividade» que contou com a presença de eleitos nacionais e europeus participantes na rede com o objectivo de assinarem um «Pacto para a Criatividade»".
Mais informações:
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade