Notícia publicada no Notícias de Aveiro
Aveiro | 27-JAN-2009 20:40
Comerciantes insistem na Avenida Lourenço Peixinho sem estacionamento subterrâneo
"A Câmara de Aveiro deverá ser sensível à pretensão da Associação Comercial de Aveiro (ACA) para não avançar com a construção de um parque de estacionamento subterrâneo na Avenida Lourenço Peixinho, a principal artéria citadina.
Em causa, as implicações que teria na actividade económica local e existência de alternativas.
O controverso projecto surge no rol de equipamentos a executar no âmbito de uma parceria público-privada que se encontra, actualmente, em fase de validação da única proposta apresentada.
A autarquia quer entregar ao consórcio em análise a concessão de parques de estacionamento subterrâneos em quatro pontos da cidades recebendo, em contrapartida, receitas para investir na renovação do parque escolar.
No entanto, a escolha da Avenida Lourenço Peixinho motivou, desde sempre, a oposição do pequeno comércio que alega existirem, numa área em redor de
O estacionamento subterrâneo acabou por não figurar no estudo prévio para a reabilitação da artéria que os comerciantes da cidade apresentaram ao presidente da Câmara Municipal, Élio Maia.
“Há outros locais para construir parques desses, não é preciso ser na Avenida Lourenço Peixinho. Teria custos desmesuráveis”, defendeu Jorge Silva, presidente da direcção da ACA, mostrou-se convicto no recuo da edilidade. “O presidente não pareceu incomodado e gostou das nossas ideias”, garantiu o dirigente associativo.
Os comerciantes deram a conhecer uma série de propostas para inverter a desertificação da avenida, que, para além da fuga de moradores, tem perdido comércio e serviços ao longo das últimas décadas.
“Como está, a avenida não vende”, assumiu o arquitecto João Greno, um dos autores do estudo para dar o estatuto de “via comercial”, sem a actual carga de trânsito, ao corredor de quase quatro quilómetros que atravessa o centro.
Passar de quatro para duas vias, reduzir o passeio central, alargar os passeios até
Não foram revelados custos do projecto e fontes de financiamento, já que se aguarda a resposta da edilidade que tem remetido para
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade