Quinta-feira, 11 de Novembro de 2010
A autarquia pretende intervir no bairro do Alboi, financiado por um programa nacional da política de cidades – as Parcerias para a Regeneração Urbana - a PRU do Parque da Sustentabilidade, construindo uma via que vai rasgar o Largo Conselheiro Queirós ao meio e desviar para dentro do bairro parte do trânsito de atravessamento que hoje passa na Rua Magalhães Serrão (que divide o Alboi da Baixa de St. António).
Com esta proposta vamos perder um jardim (Largo Conselheiro Queirós) para 'ganhar' dois 'canteiros grandes' com uma via rodoviária no meio, ainda que com pavimento cuidado e elevado. Acontece que esta proposta irá trazer para o coração do bairro o trânsito de atravessamento que hoje passa ao largo do bairro, com os riscos que isso poderá trazer para a segurança e tranquilidade de quem procura o jardim!
Para além disso, esta intervenção não estava prevista na candidatura aprovada pelo Programa MaisCentro (http://www.maiscentro.qren.pt/) e entra em contradição com os princípios que o projecto defende (ver texto do PdS no blogue http://parquedasustentabilidade.blogspot.com/).
Vejam três exemplos:
Exemplo 1 - O ‘PdS promove a qualificação de uma significativa mancha verde da cidade, articulando espaços de forma a ganharem escala e dimensão’.
Acontece que a proposta rompe com a escala de bairro, que hoje existe, com o seu carácter intimista, e divide em dois o jardim existente, reduzindo a dimensão contínua do espaço verde! É pois difícil conceber a intervenção como ‘qualificação da área verde existente’.
Exemplo 2 - ‘Pretende-se requalificar cinco áreas de excelência urbana (Bairro do Alboi é uma delas) com o objectivo de constituir uma área que sirva de modelo a ser transposto para outras acções de requalificação, nomeadamente ambiental, social ou económica’.
Surge a dúvida. O modelo de futuro de requalificação urbana e ambiental em Aveiro será privilegiar o trânsito automóvel em zonas residenciais, com penalização da mobilidade pedonal?
Exemplo 3 - ‘A requalificação e revitalização da área é uma ferramenta fundamental para promover a sustentabilidade e atractividade urbana’.
Não se percebe como é que a uma nova via rodoviária que coloca trânsito de atravessamento numa zona residencial é um exemplo de sustentabilidade ou contribui para uma maior atractividade do espaço?