

Deixo uma viva recomendação para que não percam as exposições sobre a Avenida que estão patentes no Museu da Cidade e no edifício da antiga estação CF de Aveiro (julgo que só por mais alguns dias).
A exposição do Museu da Cidade tem várias preciosidades, a maior delas é a 'memória justificativa e descriptiva' do projecto da Avenida escrita pela mão do autor.
Da memória descritiva (7 Fev 1918) retive que a Avenida de 1.025 metros de comprimento e 30 de largura foi feita com o objectivo de tornar o caminho entre a Estação CF e o centro da cidade 'mais curto, cómodo e agradável à vista'.
O projecto de 1918 não foi o primeiro, pois cerca de dez anos antes a câmara municipal já o tinha tentado fazer mas 'teve de desistir porque a obra era muito dispendiosa e a autarquia tinha poucos recursos'.
Um dos motivos relevantes para a construção da Avenida era, para além da razão já citada, a 'falta de prédios para habitar'. Havia a expectativa que as obras no espaço público motivariam proprietários e comerciantes a investir!
Como podem constatar as recomendações são de uma enorme actualidade!
Por último, o orçamento da obra foi de 197.288$59 (197 contos de reis) não havendo informação se na altura já havia a tradição das derrapagens financeiras.
O interesse e a qualidade do documento justificam amplamente uma reprodução para venda, uma sugestão feita por vários cidadãos neste espaço de reflexão:
https://www.facebook.com/home.php?sk=group_210534045644503.
Existe uma outra exposição igualmente interessante no edifício da Estação de CF (apesar do horário não ser o mais adequado), esta organizada pela Secção de Fotografia do Clube dos Galitos [Miguel Estima, Carla Taveira, Pedro Sotto Mayor e Carla Botelho] e por Bernardo Conde.
Uma interessante visão contemporânea sobre a Avenida, com belas fotografias. A minha preferida, por se enquadrar no espírito do tempo, é uma das últimas, sobre a procissão do Sr. dos Passos (que baptizei com o título 'à espera').
Uma nota final para lamentar que o projecto 'Avenida' de Joaquim Pavão (
http://www.youtube.com/watch?v=iTdJbyIah-0) não tenha merecido a devida atenção (e apoio) dos responsáveis. Trata-se de uma obra original (com banda sonora composta para o trabalho, com o título Avenida) e já apresentada em alguns eventos públicos (
http://www.youtube.com/watch?v=6waSfoAEFsg).
JCM