Notícia JN
Reabilitação da Avenida com menos trânsito
JESUS ZING
"A proposta de desenho urbano para a Avenida Lourenço Peixinho apoiada pelos comerciantes defende a redução do tráfego automóvel (uma só faixa em cada sentido) e a aposta numa maior zona pedonal.
O estudo prévio de reabilitação da Av. dr. Lourenço Peixinho tendo em conta a vertente comercial, apresentado ontem na Associação Comercial de Aveiro, pretende retirar à avenida o estatuto de distribuidora de tráfego, reduzindo a circulação automóvel, que será feira apenas numa faixa de rodagem em cada sentido e advogando a ampliação da zona pedonal com redução do passeio central e aumento dos passeios laterais.
O documento não contempla a existência de parques de estacionamento subterrâneos "porque pretende ser uma solução para os problemas que hoje existem na Avenida", explicaram os arquitectos João Greno e César Costa, autores do estudo prévio, acrescentando que, de momento, existe uma grande oferta de estacionamento em áreas muito próximas da Avenida.
O alargamento de passeios laterais que possibilitem a existência de uma zona pedonal e de esplanadas com mais de cinco metros e a redução do passeio central para 2,50 metros, é defendida por João Greno e César Costa. Estes defendem na proposta de desenho urbano da Avenida a existência de apenas uma faixa em cada sentido, baías de estacionamento e o impedimento de virar à esquerda em toda a extensão, para lá da replantação de árvores de folha caduca em toda a extensão. Apostando numa requalificação de todo o espaço publico e uma intervenção de urbanismo comercial contemplando a harmonização de tipologia de reclamos luminosos, toldos e outros elementos e a renovação de estabelecimentos comerciais, o estudo prévio admite a possibilidade de intervenção a arruamentos limítrofes.
Para os autores do estudo prévio, o bom funcionamento da avenida depende da conclusão (ligação norte-sul entre a A25 e a EN 109) de uma via circular exterior e de alterações ao trânsito na envolvente próxima à avenida.
"É fundamental terminar a ligação através da realização de uma passagem superior à linha do férrea do Norte, rotunda de Esgueira, passagem superior à linha do Vouga e rotunda da Forca", afirma no documento que lembra ainda a necessidade de uma circular interior.
A proposta foi já entregue aos presidentes da Câmara de Aveiro e da Junta de Freguesia da Vera-Cruz, Élio Maia e João Barbosa e "é um ensaio", segundo o presidente da Associação Comercial de Aveiro, Jorge Silva e "um esboço", de acordo com Pedra Vieira, da comissão de comerciantes da Avenida, aberto à discussão publica".
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade