Informação enviada pelo Museu de Aveiro
Até ao dia 08 de Fevereiro, poderá encontrar no Museu da Cidade, integrados na exposição BI Aveiro 959-2009, os originais dos seguintes documentos, vindos do Arquivo da Torre do Tombo:
Doação da Condessa Mumadona Dias (Condessa de Portugal no século X durante o primeiro condado Portucalense) ao mosteiro de Guimarães [959, Janeiro, 26] de vários bens patrimoniais entre os quais se encontra a referência a “Alauario et salinas”. Trata-se da primeira referência escrita ao sítio de Aveiro e à prática da salicultura. O documento está exarado no cartulário da Colegiada de Guimarães designado por Livro de Mumadona.
Livro manuscrito em suporte de pergaminho.
Carta de confirmação de D. Afonso V da doação hereditária outorgada por D. João I ao Infante D. Pedro da Vila de Aveiro e da Vila de Mira [1448, Julho, 12] com todas as suas rendas, direitos, foros e jurisdições.
Livro manuscrito iluminado em suporte de pergaminho.
Breve do Papa Clemente XIV Militantis Ecclesiae Gubernacula [1774, Abril, 12], “pelo qual, à instância do Senhor Rei D. José, erigiu e criou o novo Bispado de Aveiro desmembrando o de Coimbra e da Guarda e assinando-lhe o distrito da sua Diocese”. Dado em Roma a 12 de Abril de 1774.
Documento manuscrito em suporte de pergaminho.
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade