Notícia do DA
'O deputado socialista Filipe Neto Brandão questionou, ontem, o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, relativamente ao futuro do Museu de Santa Joana, em Aveiro.
O parlamentar eleito pelo distrito de Aveiro recordou que a unidade museológica integra actualmente o grupo de 28 museus e cinco palácios que é tutelado pelo Instituto dos Museus e da Conservação e que “assim se destacam pela sua relevância entre os 137 museus que compõem a rede portuguesa de museus”.
O antigo governador civil lembrou ainda que o museu aveirense beneficiou a partir de 2006 de “obras de ampliação e requalificação muito relevantes”, co-financiadas pelo Plano Operacional da Cultura, que lhe conferiram um “inequívoco destaque nacional” e não apenas “local ou regional”.
A interpelação de Filipe Neto Brandão ao governante da coligação PSD/CDS visou clarificar a situação do museu numa altura em que há “rumores cada vez mais insistentes” sobre a “intenção” do actual Governo de “transferir a tutela” da unidade para a Direcção Regional da Cultura do Centro, na sequência da publicação, que “se adivinha para breve”, dos futuros decretos regulamentares relativos à Direcção Geral do Património Cultural e às direcções regionais de Cultura.
“O Museu de Aveiro continuará a ter a mesma tutela nacional dos aludidos 28 museus e cinco palácios, que são hoje tutelados pelo Instituto dos Museus e da Conservação, ou se, diferentemente destes, passará a ser tutelado por uma direcção regional, no caso a do Centro, instalada na cidade de Coimbra?”, questionou o deputado socialista'
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade