Aveiro e Viseu, que diferença!
O estudo sobre ‘a qualidade de vida em cidades portuguesas’ produzido pela DECO (*1), e que o Diário de Aveiro divulga hoje (*2), permite comparar as pontuações entre as diferentes cidades.
Partindo dos dados disponíveis no site da DECO (*3) e comparando Aveiro (11.º) com Viseu (1.º) identifica-se uma diferença média de 11% na avaliação global dos indicadores. Do conjunto é possível assinalar cinco (mais um) temas onde as classificações mais diferem (em favor da melhor classificada):
1.º Paisagem urbana (16%), com destaque para ‘número e área dos espaços verdes’ (26 %), ‘desenho do espaço público’ (23%), ‘eliminação de barreiras arquitectónicas’ (23 %), ‘limpeza das vias públicas e passeios’ (20%), ‘ciclovias’ (18 %), ‘manutenção de edifícios’ (17%);
2.º Meio Ambiente (13%), com destaque para ‘qualidade do ar’ (21%) e ‘poluição visual’ (19%);
3.º Cultura, lazer e desporto (12%), com destaque para ‘parques’ (20%) e ‘equipamentos desportivos’ (16%);
4.º Mobilidade (11%), com destaque para ‘sistema viário da cidade’ (17%) e ‘estacionamento’ (16%);
5.º Segurança e criminalidade (11%), com destaque para ‘vandalismo’ (19%) e ‘prostituição de rua’ (15%).
6.ª Planeamento e gestão municipal, com destaque para ‘horários’ (14%) e ‘coordenação entre diferentes serviços’ (13%).
Por outro lado, nos aspectos onde a classificação é favorável a Aveiro, salienta-se um dos indicadores de Saúde a ‘facilidade em encontrar um hospital privado’ (31%).
Nos indicadores globais Habitação, Saúde, Comércio e Serviços e Educação a diferença é mais reduzida (entre 3 a 5%, sempre favorável à 1.º classificada) e no Emprego o valor é semelhante.
Talvez valha a pena tentar perceber as razões que explicam estes resultados e começar a discutir o que se pode fazer para melhorar a situação.
José Carlos Mota
(*1) http://www.deco.proteste.pt/casa/qualidade-de-vida-em-124-cidades-de-5-paises-s714001.htm
(*2) http://www.diarioaveiro.pt/noticias/qualidade-de-vida-estudo-remete-aveiro-para-11o-lugar
(*3) admitindo que a amostra recolhida é representativa da população
‘Entre setembro e novembro de 2011, enviámos um questionário a uma amostra representativa da população de cada capital de distrito de Portugal continental. Incluímos ainda Funchal, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada, das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. A mesma investigação foi feita pelas associações de consumidores de Espanha, Itália, Bélgica e Brasil. Para os vários critérios analisados, indicamos a avaliação dada pelos inquiridos, com o máximo de 100’ (site da DECO)
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade