Como pode uma cidade tirar partido das suas marcas ou referências, sejam elas empresariais, artísticas ou científicas?
Carlos Pedro Ferreira falou ontem no Diário de Aveiro da importância de promover a 'marca UA' como referencial de qualidade de formação e como forma de facilitar a integração no mercado de trabalho.
Também esta semana, a 'marca UA' foi reconhecida no ranking da revista inglesa "Times Higher Education" como a 304.º melhor Universidade do Mundo (a mais bem colocada entre as universidades portuguesas) sobretudo devido 'à sua exposição internacional, quer seja pelo número de alunos e professores de outras nacionalidades, quer pela publicação de artigos em colaboração com investigadores estrangeiros'.
Várias cidades no mundo estão a estudar o poder das marcas para promover a sua transformação e valorização. O artigo 'The power of a brand to transform a city' sugere três caminhos possíveis: 'encomendar' uma nova marca/referência que simbolize os valores da cidade e que promova o orgulho e esperança; emergir na cultura local e produzir uma nova referência; criar essa marca com a comunidade.
Aveiro talvez não precise de procurar novas referências/marcas, mas tem de procurar capitalizar de forma mais assertiva as várias marcas fortes de que dispõe.
JCM
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade