Fonte: Censos 2011
Porque faz sentido aposta na mobilidade ciclável na cidade de Aveiro?
Primeiro, 70% das deslocações em Aveiro são feitas em automóvel e destas 40% são de curta duração (menos de 5 minutos). Uma parte destas deslocações podia ser feita de bicicleta, a pé ou de transporte colectivo (os dados mostram que o peso da bicicleta só é significativo nas freguesias fora do centro). Segundo, residem em Aveiro mais de 5.000 alunos que estudam na UA. Uma parte destes podia usar a bicicleta na sua deslocação diária. Terceiro, a BUGA é um dos símbolos de Aveiro reconhecido internacionalmente e uma peça relevante nas deslocações de turistas na cidade, com potencial de alargamento para zona da ria de Aveiro (ligando a Albergaria, Estarreja e Murtosa).
Para tudo isto precisamos de uma política municipal coerente de promoção da mobilidade suave (com alguns sinais positivos, no caso do Active Access, Lifecycle; mas com um extremamente negativo, a concessão e construção de estacionamento no centro da cidade). E precisamos de BUGAS. Neste momento, das 200 bicicletas, julgo que estão operacionais uma pequena parte; em estado aceitável muito poucas.
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