Caro leitor (ou leitora) acidental ou frequente do blogue Amigosd'Avenida
Gostaria de lhe dar conta de uma das últimas actividades da INICIATIVA AVEIRO 2020 em que tenho colaborado. Penso tratar-se de uma iniciativa de grande oportunidade, porque convoca os cidadãos a olhar para o território de Aveiro tendo como referência os desafios da nova agenda europeia 2014-2020 (que fala de temas como o crescimento inclusivo, sustentável e inteligente) e a sugerir propostas de acção que respondam a problemas concretos ou que valorizem potencialidades ou recursos pouco explorados. Mas não se fica por aqui. Os cidadãos que desejarem podem apresentar e discutir algumas dessas propostas com a equipa que coordenou e dinamizou este exercício (no qual já participaram cerca de cem pessoas em quatro sessões de mais de vinte horas de debate). Posso testemunhar a enorme qualidade dos contributos e o espírito construtivo presente em todas as sessões.
O motivo da minha mensagem é convidá-lo (ou convidá-la) a participar neste nova etapa do exercício, enviando uma IDEIA PARA O FUTURO DE AVEIRO que ache relevante e que responda ao seu diagnóstico da realidade de Aveiro e se apoie, se possível, nas conclusões do trabalho até agora produzido na iniciativa, em particular nas sessões sobre o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo (ver documentação em http://aveiroeuropa2020.blogs.sapo.pt/).
Os timings são relativamente curtos. O esboço da proposta deve ser enviado até ao dia 2 de Julho (terça-feira) e a sua discussão será feita na sessão que decorrerá no dia 4 de Julho (quinta-feira), pelas 21h00, no Hotel Imperial. O envio da proposta, a inscrição ou pedido de esclarecimentos podem ser feitos através do email aveiroeuropa2020@gmail.com.
Uma última nota para lembrar que esta é uma iniciativa desenvolvida no quadro da campanha eleitoral para a autarquia de Aveiro, promovida pelo Eduardo Feio. Julgo tratar-se de um esforço sério de diálogo com os cidadãos, numa postura tecnicamente fundamentada e transparente. Sinto que é um tipo de iniciativa que devo apoiar e estimular, sem que isso me condicione o espírito cívico crítico que tenho procurado manter.
José Carlos Mota
Internacional
Aveiro
Media Aveiro
Cidadania
Actualidade
Cidades
Clube dos Amigos e Inimigos da Dispersão
Cultura e Criatividade
Mobilidade